Últimos Artigos

Criação do Tenébrio molitor Leia mais...
Grilo Preto Leia mais...
Barata Cinérea Leia mais...

Últimas Dicas

03
set
Introduzindo o Tenébrio Desidratado Leia mais...
12
jul
Seu Pássaro Não Come Farinhada? Leia mais...
11
jul
Instalação – Noções Básicas Leia mais...

Grilo Preto

16/08/2013

Grilo Preto (Gryllus assimilis) – Proposta para inclusão da espécie na categoria “Animal Doméstico”

Classificação Zoológica

Filo: Artropodes

Classe: Insetos

Ordem: Orthoptera

Familia: Gryllidae

Nome cientifico: Gryllus assimilis (Fabricius, 1775)

Biologia

Estado de conservação: Nauphoeta cinerea não consta na lista de espécies ameaçadas da IUCN (www.iucnredlist.org) e nem na lista de invertebrados ameaçados brasileiros (www.ibama.gov.br; www.mma.gov.br).

Ciclo de vida: Metamorfose incompleta, com ciclo de vida passando pelos estágios ovo-ninfa-adulto, ou seja, não possuem o estágio de pupa. Completam todo o ciclo em aproximadamente 4 meses, podendo se estender em até 6 meses, conforme condições de temperatura, umidade, nutrição e fotoperíodo.

Reprodução: Sexuada, ocorrendo em colônias.

Maturidade sexual: Em média com 90 dias de idade estão aptos a reprodução.

Postura: Postura média de 200 ovos/fêmea. Na natureza ocorre diretamente no solo, através do introdução do ovopositor a cerca de 2-3cm abaixo da superfície.

Incubação: Cerca de 15 dias.

Ninfas: Os grilos filhotes são chamados de ninfas, e são semelhantes aos adultos, porém menores. Essa fase tem inicio no nascimento e termina quando chegam a maturidade sexual.

Dimorfismo sexual: Grilos machos adultos são menores que fêmeas, e as asas apresentam aspecto de “amassadas”. Fêmeas adultas apresentam na região distal posterior o ovopositor completamente desenvolvido, e asas lisas.

Dimensões: Adultos medem 2,5-3,5cm e pesam em média 1,0g.

Habito alimentar: São onívoros.

Distribuição: América do Sul e Central.

Habitat: Vivem em ambientes com vegetação rasteira, campos nativos ou em lavouras com cobertura vegetal deficiente. São noturnos, e durante o dia, permanecem ocultos sob detritos e galerias subterrâneas, em ambientes úmidos e escuros.

Insetos Vivos - Répteis, anfíbios, aves, peixes e pequenos mamíferos onívoros e insetívoros desfrutam de uma substancial melhora na dieta e na qualidade de vida quando tem grilos vivos incluídos na dieta. Como isca para pesca, tem a vantagem de manter o movimento por algum tempo, mesmo com o anzol.

Insetos Desidratados - Para uso em rações para Pets como pássaros canoros e ornamentais, peixes, lagartos, roedores e primatas. Em outros países também são comercializados na forma congelada e enlatada. O valor nutricional em anexo demonstra que trata-se ingrediente nobre para uso em rações, semelhante a farinha de peixe.

Gilberto Schickler